segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Consciência = Coração + Mente





Achei muito interessante que nos comentários do post anterior, a palavra consciência e conscientização apareceram com bastante frequência e propriedade.

Mas o que é a chamada consciência ?

Ao pesquisar encontrei na wikipédia uma definição formal que diz:

 
"A consciência é uma qualidade da mente, considerando abranger qualificações tais como subjetividade, auto-consciência, sentiência, sapiência, e a capacidade de perceber a relação entre si e um ambiente. É um assunto muito pesquisado na filosofia da mente, na psicologia, neurologia, e ciência cognitiva.

Consciência é uma qualidade psíquica, isto é, que pertence à esfera da psique humana, por isso diz-se também que ela é um atributo do espírito, da mente, ou do pensamento humano. Ser consciente não é exatamente a mesma coisa que perceber-se no mundo, mas ser no mundo e do mundo, para isso, a intuição, a dedução e a indução tomam parte.... "

 

Por outro lado, ter consciência é algo que pode estar mais além, estar consciente é levar em conta o momento em que se está, e também o valor e a qualidade daquilo que se pensa e se coloca em prática.

A consciência é um atributo pessoal e  intransferível, nasce na nossa mente e progride para a ação através de nossos atos.

Mas a consciência pode admitir outros participantes: O Coração por exemplo, esse orgão responsável principalmente por nos manter vivos, pode conter células nervosas capazes de em algum nível permitir a existência de uma outra consciência.

Não seria à toa que os poetas, músicos, escritores e artistas sempre atribuíram ao coração o centro das emoções humanas, como se de fato, fosse algo paralelo a mente humana.

Nesse sentido a ciência já começa a investigar a existência dessa relação entre as consciências do coração e da mente (veja aqui uma notícia sobre isso).

Confirmada a existência dessa outra consciência, talvez o equilíbrio e alinhamento que tanto almejamos na vida, residam justamente na junção e sincronia desses dois centros poderosos, que unidos trabalhariam como um só.

Mas é preciso atenção, pois o cérebro e coração tem suas artimanhas:

O cérebro na sua imensa capacidade de raciocínio acha que tem o poder absoluto sobre a mente, e sua estratégia é semear a dúvida, com seus constantes questionamentos de nossas certezas e sentimentos.


Já o coração, por sua natureza pulsante, é dado aos extremos e se deixado por si pode nublar a vista de quem dele depende.

Então, enquanto ainda não aprendemos como unir essas forças, podemos por um momento aquietar a mente e observar a energia que flui do coração e, quem sabe como diriam os poetas, escutar o que diz a sua voz.



20 comentários:

Jeferson - Rio Negrinho - SC disse...

A conciência ter muito a ver com a moral, exemplo eu posso me achar conciênte e você me julgar sem conciência, tudo é questão de ponto de vista e do ponto em que você se encontra na escala evolutiva do ser humano.
Abraço
Jeferson

nd disse...

É ...
Como disse o colega ai em cima, tudo é questão de ponto de vista.

Mas o texto é muito bacana, nos leva a uma reflexão.

Beijos amigo

Leci Irene disse...

Oi, guri!
Só para te aplaudir e afirmar que é bom parar ... e meditar!
"Tudo é uma questão de manter, a mente quieta,espinha ereta... e o coração tranquilo!"

Bjs
http://lecirene.blogspot.com

Ananias Duarte disse...

Confesso: não sou capaz de comentar, com autoridade, sobre conciência. Assim, tomo a liberdade de usar as palavras de pessoas ilustres e muito concientes.

"A consciência é o melhor livro de moral e aquele que menos se consulta." (Blaise Pascal)

"Não é a lei que vai proteger o portador de deficiência. É a consciência." (Gonçalo Borges)

"Seja senhor da tua vontade e escravo da tua consciência." (Aristóteles)

"Rir é ser malicioso com boa consciência." (Friedrich Nietzsche)

"Consciência é como vesícula, a gente só se preocupa com ela quando dói." (Stanislaw Ponte Preta)

"Os espíritos protetores nos ajudam com os seus conselhos, através da voz da consciência, que fazem falar em nosso íntimo - mas como nem sempre lhes damos a necessária importância, oferecem-nos outros mais diretos, servindo-se das pessoas que nos cercam." (Allan Kardec)

"Acreditar em algo e não o viver é desonesto." (Mahatma Gandhi)

"A minha consciência tem para mim mais peso do que a opinião do mundo inteiro." (Cícero)

"Aqueles que vivem em harmonia com a sua consciência mostram sempre um semblante atrativo." (Aleksander Solzenytsin)

"Só os fatos da infância explicam a sensibilidade aos traumatismos futuros e só com o descobrimento desses restos de lembranças, quase regularmente olvidados, e com a volta deles à consciência, é que adquirimos o poder de afastar os sintomas." (Sigmund Freud)

"Do mesmo modo que não podemos julgar um indivíduo pelo que ele pensa de si mesmo, não podemos tampouco julgar estas épocas de revolução pela sua consciência, mas, ao contrário, é necessário explicar esta consciência pelas contradições da vida material, pelo conflito existente entre as forças produtivas e as relações de produção." (Karl Marx)

"A política está acima da consciência." (William Shakespeare)

"Os instintos são formas típicas de comportamento, e todas as vezes que nos deparamos com formas de reação que se repetem de maneira uniforme e regular, trata-se de um instinto, quer esteja associado a um motivo consciente ou não." (Carl Gustav Jung)

Non je ne regrette rien: Ediney Santana disse...

"consciência" é uma palavra vadia, prostituida em qualquer boca, porém morta

Evandro Varella disse...

Queridos amigos,

Percebi pelos comentários que o post despertou muito mais o lado da "consciência social" do que pelo lado da consciência interna. Acho que não dei o peso que queria no texto.

A idéia inicial era explorar aquela conversa que surge na nossa mente, o diálogo interno que nos faz sentir vivos e participantes, as dúvidas e questionamentos em relação a realidade que nos cerca, e será que essa "realidade" existe mesmo, ou ela é moldada pela consciência da mente? E o sentir? parece que pode ter uma outra localização física dentro do nosso corpo... enfim papo prá horas e horas, rsss

Leci,

Quase coloquei esse verso do Walter franco fechando o texto...

Obrigado

Dai disse...

Olá..
Ultimamente o termo consciência tem sido largamente citado, mas restritamente funcionado na prática.

Consciência nasce tanto de costumes e educações como de simples reflexão. E às vezes outros sentimentos matam este, que por sua vez acaba sendo apenas outra das tantas palavras ditas em vão e nada praticadas.
Nao gosto de discutir sobre esses sentimentos, porque às vezes somos vítimas de nossa traiçoeira mente..que nos engana achando que somos conscientes, quando na verdade estamos usando artimanhas, jogos e trapaças pra lutar pelos nossos anseios.
Nada como simplesmente NÃO poder atirar a primeira pedra..Talvez a percepção de que também temos grandes falhas faça despertar em nós a tão falada consciência...

Beijinhos..Ótimo post..
*O problema das interpretações é comum...geralmente escrevo coisas que apenas eu consigo interpretar da forma que espero...
Simples diferenças no ponto de vista de cada um.

Anônimo disse...

Querido Vává ,

ultimamente tenho lembrado muito da estória do Pinóquio.Você se lembra do Grilo Falante ? Acho que é de uma consciência dessas que estamos precisando ! Consciência externa e extremada !
Abração !

Anônimo disse...

o anônimo sou eu : Alexandre farturento !

Anônimo disse...

Bem, dizem que o coração só influe na vida dos poetas.. fisicamente ele é só uma massa esquisita do tamanho de um punho fechado que só serve para bombear o sangue para o corpo...
Quem manda mesmo é o cérebro e como dizia Raulzito, a gente só usa 10% da cabeça mesmo, como saber o que se passa com o resto???




muito bom teu texto..

Bonequinha de Luxo disse...

Oi,querido
Por muitos anos estudei Osho,que vc deve conhecer.Ele foi um mestre indiano iluminado.(Shee Rajenesh)
Todos os seus ensinamentos geram em torno da Consciência,do despertar,de se viver consciente.
A consciência, esclarece Osho, é a chave para encontrar nossa bússola interior, para sermos pessoas centradas e livres em todos os aspectos da vida.E isso só conseguimos através da Meditação.


“ A consciência se expressa por meio da criação.É a diferença entre a vida e a morte!

Gostei muito do tema e ficaria dissertando sobre o mesmo por muito tempo.
Amei!
Grande beijo

Vênus disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vênus disse...

Oi,Vavá

Pra mim "estar consciente" é viver o presente sem deixar que passado nem futuro façam parte daquele momento.É focar intensamente no que se está fazendo.É muito dofícil de se coneguir isto,pois nossa mente está sempre buscando algo novo!

Adorei o tema,mas não sei bem se é isso que vc quis dizer!

beijo

Obrigada pelo comentário no meu blog.Pode deixar que vou fazer um álbum só sobre as peripécias do PC!rs

Vênus disse...

Vavá

Pronto!!!Mandei aquele Hino pras cucuias e se quiser saber a verdade,volte no meu último post e veja como deixar um Vascaino com raiva!!rs

Diva disse...

Olá,Evandro

Consciência???Eu não sei conceituar,mas eu não sei se o ser humano,na atual evolução,possui uma.

Abraço

Paula Barros disse...

Gosto muito de vir ao seu blog. Ele traz momentos de reflexão que me ajudam na busca do ser melhor. (ah, coisinha difícil rsrs).


O tal falado equilibrio, entre corpo x mente x espírito. Muitas alternativas, estudos, ciências, religiões vão nos ajudando, somam, formam um conjunto. Mas acredito que o auto conhecimento é o caminho, não o mais fácil, até o mais árduo, para ajudar nesse equilibrio.

Marcos Rittner - Author disse...

Quero EQUILIBRIO neste FDS.
Pode fazer uma sessao de Frequencias de Brilho pra mim?

PS: Remodelei os Animais: O Politico e o Mineral e Pessoal http://animipe.blogspot.com/ e http://anipol.blogspot.com/

Luciana disse...

Oi, meu amigo. Acho que o ideal seria unir o coração à mente, pois o coração sozinho pode fazer muitas besteiras! Por outro lado, a racionalidade desacompanhada das emoções nos tira a beleza de ver a vida em seus pequenos e apaixonantes detalhes.

Obrigada por estar sempre presente, Evandro! Você é muito, muito especial!

Abraços e bom domingo!

Impasse Livre disse...

Evandro...show de bola o link, e esteja plugado hopje a noite que lá por volta das 21:30/22:30 estará no ar o quadro Rádio Blog falando do seu blog tb. Obrigado a força, amigo! qt ao post, para mim consciência é o poder de síntese e crítica que o ser humano forma ao decorrer de sua experiência de aprendizado e o sentimentio faz parte desse aprendizado, portanto é inerente ao mesmo! abs, leandro

Maggie disse...

Olá
Tudo bem?

Adorei essa reflexão.Ainda estou tentando encontrar a diferença...

grande beijo e venha visitar-me

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails