sábado, 18 de abril de 2009

Prá gelar a cerveja: Sal + Gelo

Sabe aquela típica história: vamos combinar de fazer um churrasco...

Alguns compram as carnes, outros as bebidas e quem não leva nada entra no "rachid"!

Daí você ch
ega no churrasco lá pelas 11:30h, um sol de rachar e fica imaginando

- Que bom, agora vou tomar aquela cervejinha estupidamente gelada...

O problema é quando você chega, você vê também o Léo e o Fubá chegando com a famosa embalagem de 12 latinhas...e pior à temperatura ambiente. Cerveja a 35º C !


A salvação é que o Alexandre lembrou de comprar dois sacos de GELOSO (Aquele feito com água filtrada).


Então põe o gelo no isopor, uma camada de latinhas, mais gelo... e alguns minutos depois , você vai lá e abre a primeira... eca... ainda tá quente !!

Mas muita hora nessa calma, como todos são muito entendidos em churrasco e principalmente em cervejas, certamente vai aparecer uma alma iluminada que vai logo sugerir
:

-Mistura sal grosso no isopor que tá com a cerveja...!!!

Aí é aquela polêmica de sempre:

- Põe álcool !!!


- Bota jornal picado...

- Põe serragem... (Cara como é que alguem sugere isso, onde é que você arr
uma serragem num churrasco...pqp!)

Até grama eu já ouvi um maluco falar !

Pois é, e você que tava naquela fissura de tomar uma latinha de cerveja gelada, vai ter que esperar e nesse meio tempo talvez se pergunte:

PÔ ! É VERDADE QUE COLOCAR SAL NO GELO DAS CERVEJAS VAI FAZER ELAS GELAREM MAIS RÁPIDO ?

Como gosto desse assuntos meio fora do contexto, vou explicar o porquê disso acontecer tentando não ser muito chatão:


Normalmente aquele isopor surrado de tanta latinha vai conter: Gelo + água derretida + latinhas de cerveja

Lembrando do meu saudoso prof de química Chaum, a água se estiver medianamente limpa vai congelar a 0º Celsius.


Mas se ela congela a 0ºC, ela também derrete
a 0º C - Preste bem atenção nisso!.

O gelo, seja ele da nossa geladeira ou aqueles de saco, está sempre numa temperatura abaixo de 0ºC.

Claro, afinal se vendessem o gelo a
0ºC exatos, ele começaria a derreter imediatamente quando pegasse aquele bafo (efeito estufa, mas isso a gente fala outra hora) do porta mala do carro que ficou no solzinho de 35º C !!!

Já aquela cervejinha comprada no supermercado naquela promoção (e prá mocinha porque as meninas também adoram) certamente vai estar na
temperatura ambiente (com sorte um pouco abaixo dos tais 35ºC)

Já aquela aguinha (meio cinza) que sempre fica no fundo isopor está a zero grau, lembre-se do que falei acima:

A água derretida do gelo ficará em 0ºC até que não exista mais gelo no isopor.

Mas o nosso problema é acelerar esse processo, ou seja, temos que dar um jeito de gelar as latinhas rapidinho antes que comece a sair a linguiça e o pão de alho.

Mas o problema é sério. Sabemos que o gelo, apesar de ser gelado, é péssimo condutor de calor (lembrou do congelador entupido de gelo da casa da sua avó e que não gelava mais nada ? e dos Esquimós em seus Iglus?, mesmo princípio).

Pois é, o que vai ajudar a gelar a cerveja mesmo é aquela águinha cinza que depois vai ajudar a refrescar a sua sede... isso aquela aguinha nojenta mesmo...

Mas calma, a solução do enigma está a seguir:

É só adicionar sal naquela mistura de gelo e água, o sal contem em sua fórmula o conhecido
NaCl,(Cloreto de sódio) que ao ser misturado na água se dissocia em dois íons ( Na+) + (Cl - ) Lembrou né, eu sabia!

Então a nossa mistura agora será:

Água gelada (0 ºC) + Cerveja (+/- 35ºC) + Gelo abaixo de zero + íons de Na e Cl.

É nesse ponto que acontece a mágica: os íons ao se misturar com a água derretida se espalham pela água, e nesse processo, mesmo a temperatura de 0º C dificultam enormemente a organização das moléculas de água que tem de se arranjar de maneira a formar os cristais de gelo.

Esse efeito é conhecido como abaixamento do ponto de congelamento da água, pois para se transformar em gelo a água vai ter que estar numa temperatura abaixo que os tradicionais 0º C.

Vale lembrar que os icebergs, embora estejam dentro dos oceanos, são feitos de água sem sal, justamente porque quando a água se congela o sal é expulso para fora do bloco de gelo. Se quiser, experimente colocar água e sal nas forminhas de gelo e levá-las ao seu congelador, vai ver que depois de solidificar o sal ficará por cima do gelo, como se fosse uma poeira branca!!!

Mas voltando ao problema que interessa:

Agora que a água derretida ficou numa temperatura próxima a temperatura do gelo (que já estava abaixo de zero), e como já sabemos que a água conduz melhor o calor que o próprio gelo... quando ela entrar em contato com as garrafas ou latinhas de cerveja ela vai conseguir tirar o calor da latinha de cerveja bem mais rápido do que quando estava a 0º C !

Ou seja: VAI GELAR MAIS RÁPIDO!!!
Então, se você quiser tomar uma cerveja bem geladinha nos dias de calor, é só misturar um pouco de sal na mistura de gelo e não se esqueça da água. Ahh ia esquecendo, se colocar álcool funciona do mesmo jeito!!!

E lembre-se sempre: Se for dirigir não beba, mas se for beber: Me chama!


15 comentários:

Ric disse...

Poxa! Esse é o ensinamento mais valioso que eu já aprendi no mundo dos blogs!
Valeu mesmo! hehe!

Abraço.

Luciana disse...

Adorei a forma bem humorada pela qual explicou tal "fenômeno"! E a dica também é muito boa!

Abração!

Mari disse...

Oi,amigo
Olha eu aqui de novo!!rs

Só faltou descrever a laje...rs

Adoro churrasco na jale ao som de pagode!!rs
Suas dicas foram ótimas!!

Beijocas

Ric disse...

Oi, Evandro

Se você quiser pegar, tem um selo la no meu blog.

Abraço.

Maldita Futebol Clube disse...

Pois é evandro e se for beber tb me chame! rs eu faço essa parada do sal, agora darei uma explicação blogocientifica aos demais! rs parabéns pelo post, e demorou mas tá anexado o link no MFC. Diga o que acha do post dos palvrões!abs,leandro

Felipe disse...

Entendi porra nenhuma porque passei em quimica porque a professora era feia e eu a elogiava, mas vou seguir a dica!

abraço

Dedinhos Nervosos disse...

Eita que adorei esta dica!!! Moro em Vila Velha, no ES, e aqui faz um calorzinho considerável. Isso será mto útil rsrs Beijos!

MR disse...

Cara, tu tá sem o que fazer MESMO!!

Anônimo disse...

Vava manda esse pleiboyzinho que pego o terno do pai dele pasta num terreno baldio pq tem uma cara de ser muito burro...

Paulo Cezar Junior disse...

Muito interessante e bem humorada a forma como vc explicou esse grande dilema da classe churrasquista...rsrs

Grande blog, vlw pela dica.

Philosopho disse...

Rapaz, o texto tá bom, mas você se esqueceu de elementos fundamentais.

1) Uma solução líquida gela latinhas mais rápidamente porque a superfície de contato entre a água é as latinhas é flexível, ou seja, adquire a forma das latas e as cobre inteiramente, melhorando a transmissão de calor. O gelo, em pedras, tem uma superfície de contato muito restrita. A água não é um "mal condutor de calor", apenas possui calor específico muito alto. Rouba mais calor do que o ar. Água e ar a 20 graus, imerso onde a pessoa sente mais frio? Porque perde mais calor na água, embora a água demore a acumular esse calor.

2) A misutra entre a água e o gelo é um processo endotérmico, ou seja, consome energia para se concretizar. O gelo, ao se dissolver, rouba calor das moleculas de água. Uma dada massa de água a zero grau, se acrescida de gelo, não só tem seu ponto de fusão diminuido, mas sua temperatura também! Pegue um copo d'água a zero grau e misture 20% de gelo. Misture. Em seguida coloque o termômetro e veja. Ou seja, a cerveja gela mais rápido, também, porque a temperatura do isopor de gelo despenca a -4°C -5°C. Se caprichar na quantidade de sal e na mistura, a temperatura pode cair abaixo dos -15°C, -18°C. Isso gela as latinhas em 5 minutos, mas depois tem que tirar do isopor senão congela.

Abraços.

jeco disse...

muito da hora vou fazer isso no prosimo churasco

Alessandra disse...

Muito interessante!
Gostei da idéia!

Bjos

www.miinteressa.com

Anônimo disse...

Valeu demais! Muito obrigada pelas dicas!

Anônimo disse...

Adorei seus esclarecimentos, sempre discutia com meu esposo sobre o assunto,pois ele achava que o sal com gelo servia para conservar o gelo e não gelar a cerveja.Parabéns!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails