quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

As Plêiades





Ao receber essa bela foto de um amigo, achei que podia pesquisar um pouco da história dessa constelação.

Ao olharmos o céu em uma noite estrelada poderemos identificar um aglomerado muito brilhante de estrelas, elas são conhecidas como Plêiades ou Sete Irmãs.

As Plêiades são visíveis no hemisfério sul no verão e no hemisfério norte no nosso inverno. Messier em seu catálogo se refere a elas pela classificação M45.

Na verdade o aglomerado é composto por mais de 500 estrelas embora apenas seis ou sete delas sejam visíveis a olho nú. O aglomerado está distante de nós por cerca de 400 anos-luz, (1 ano-luz, equivale a distancia que um raio de luz percorreria em 1 ano a velocidade de 300 mil km por segundo).

O aglomerado das Plêiades fica na constelação de Touro, na imagem abaixo é o M45 que está entre Touro e Áries.




Diz a lenda que as sete filhas de Atlas e Pleione foram raptadas pelo rei do Egito Busíris, Hércules libertou-as, mas a seguir foram perseguidas por Orion que estava fascinado pela beleza das Plêiades.

Para escapar da implacável perseguição de Orion, o maior caçador de todos os tempos, as filhas recorreram a Zeus que ao seu pedido as metamorfosearam em estrelas.

Estava então formada a constelação das sete estrelas irmãs: Alcyone, Asterope, Celaeno, Electra, Maia, Merope, Taygeta.



Transformadas em estrelas finalmente escaparam de Orion.

Por causa de um desentendimento com Zeus, Atlas recebeu o castigo de ter que carregar sobre seus ombros, para o resto da vida, o globo terrestre ( curiosamente a 1ª vértebra cervical que suporta o peso de nossa cabeça, é chamada de atlas para lembrar o sacrifício imposto ao deus grego).




Diz a lenda que olhar para o céu, Atlas sentia alívio e consolo ao ver suas belas filhas brilhando pela eternidade, sentia menos pesar para cumprir seu castigo.


As Pleiades e o Ano de 2012





O diagrama acima mostra esquematicamente como é o sistema solar das Pleiades com o seu Sol central Alcione, sendo orbitada pelas outras irmãs.

O diagrama também dá uma dica sobre o tão falado ciclo de luz, que se iniciará em 2012. (Há até quem acredite em catástrofes, terremotos etc etc - o filme 2012 anda faturando alto!!!)

Note que na parte de cima o nosso sistema solar (ors) está a caminho de uma nova fase.

Pelo diagrama a órbita do nosso sistema solar e por consequência a nossa querida Terra, está saindo do chamado ciclo de escuridão que dura cerca de 10.800 anos e entrando num novo ciclo de luz.

Fala-se que esse período é muito importante para o nosso sistema solar pois o mesmo será banhado pelo poderoso cinturão de fótons emanados daquela constelação, sua duração está prevista para cerca de 2.160 anos.

O fato é que essas belas imagens, lendas e diagramas e luz emanados de lugares tão longínquos podem despertar nossa imaginação e mente para imensidão do universo.

Então porque não aproveitar essa inspiração e dar um pequeno espaço em nossa mente para uma boa intenção nesse ano que inicia.



9 comentários:

chica disse...

Lindo e interessante! E é sempre bom abrir espaço ao bom em nossas mentes...abraço,tudo de bom,chica

Jou Jou Balangandã disse...

Evandro,
depois de dias de silêncio, sabia que ia nos presentear com algo MUITTTOOO interessante. Assim que essa chuvarada passar e tivermos uma noite estrelada, vou procurar as 7 irmãs. Quanto às boas intenções na mente, a minha já está cheia delas!

Feliz 2010!!!

Bjoujous

Leci Irene disse...

Lindo! É bom voltar das férias e ler algo assim,tão interessante e tão belo! Bolas, sei lá pq não fui estudar astronomia! Mas valeu saber que uma era de luz se aproxima!
beijos

Marcos Rittner - Author disse...

Porque o formato da area amarela é meio retangular e não elíptico como tudo ligado à gravidade?

E quando vou receber meus tres pleiadianos?

Mylla Galvão disse...

Ei Evandro,
Gostei mto de seu post...
Aliás tudo aquilo relacionado a lendas das estrelas me fascina...

Ótimo ano de 2010 prá vc!!!

bjs

nd disse...

Uau !
Apareceu o Benedito !!!rsrsrsrsr

Passando prá deixar bjs e bom domingo.

Luciana disse...

Oi, Vavá!

O universo que nos rodeia é mesmo uma coisa magnífica. Tantos detalhes e peculiaridades que não imaginamos que possam realmente existir, já que daqui de baixo podemos ver tão pouco... Mas é lindo, inspirador!
Que possamos, como você sugeriu, aproveitar essa inspiração para que o ano de 2010 seja um ano de boas intenções e, completando, que seja um ano de muitas realizações, mas que parta de nós sempre o primeiro passo, que possamos "fazer por onde" as coisas boas acontecerem em nossa vida.

Adorei o post!

Abraços!

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Evandro. Voltei
Este é um assunto que não entendo praticamente nada. Valeu pela aula
Grande abraço

Mondo Gatto disse...

Oi! Legal! Eu já tinha xeretado sobre a Pleiades, e informação a mais sempre é bem vinda! Bjo.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails