quarta-feira, 21 de maio de 2008

del.icio.us

Não sou de ficar muito encantado pelas novidades que aparecem todo dia na net, as vezes olho por curiosidade, me cadastro, uso um pouco e acabo abandonando. Acho que tenho dezenas de logins e cadastros perdidos por aí.

Ultimamente tem aparecido várias opções: Flicker, Picasa, Facebook, Twitter, Plaxo, UNYK , Igoogle, Myspace etc.

Isso sem falar no tal do Second Life (SL), que aliás, vi funcionando outro dia na casa de um amigo e que realmente merece um pouco mais de atenção (se uma hora dessas a nossa amiga Lilian descobre o SL, nunca mais vai querer saber do The Sims!).

Mas dessas novidades, não posso deixar de falar de uma em especial: o del.icio.us.

Num primeiro momento, achei que era coisa de rapper, pois esses pontinhos no meio das palavras me lembraram imediatamente da "rapeize", daquela coisa "muderna" e cheia de correntes penduradas.

Mas afinal prá que serve esse tal de del.icio.us?

Quem já se encheu de organizar intermináveis listas de sites favoritos e de perdê-las toda vez que o micro dá pau e se reinstalar tudo de novo, vai entender bem pra que serve essa ferramenta.

Prá começo de conversa você se cadastra no site : http://del.icio.us/, ele é meio feinho e chatinho como todos os demais que você já se cadastrou, mas superada essa etapa, você vai ver que é só alegria...


Ele tem várias funcionalidades e eu ainda não conheci a maioria, mas a que mais me agradou, foi a facilidade de guardar de forma organizada, simples e rápida, os vários endereços dos sites que a gente visita.

Principalmente aqueles que a gente fica pensando em voltar um dia e que depois nunca lembra aonde era.

"- Qual era mesmo o endereço daquele site que a gente usava prá conferir se o reajuste de um contrato pelo IGPM estava certo?."

Pronto, seus problemas acabaram: Quando estiver no tal site na próxima vez, dê um "tag" no del.icio.us, e verá que imediatamente se abrirá uma janelinha que além do endereço te deixar gravar referências com uma ou mais palavras: Igpm, correção, contratos ou seja lá o que for que você quiser, ele se encarregará de arquivar esse endereço do site com as referências prá você.

Você pode pensar que o del.icio.us se parece muito com o "bookmark" ou "favoritos" que já existem na barra de ferramentas do seu navegador, mas a grande diferença é que depois que você salva o seu favorito no site do del.icio.us, ele ficará disponível em qualquer micro que você se logar.

Isso é especialmente bom prá quem navega em dois ou mais computadores, por exemplo no trabalho e em casa.

Quando você chegar em casa, bastará abrir o site do del.icio.us e procurar pelas palavras de referência, parte do nome ou do endereço que o site se encarregará de te levar diretamente pro site que você queria.

Ahhh, quem usa o firefox, tem a opção de instalar um complemento, que cria dois botôes na barra de ferramentas um prá pesquisar e um prá fazer o tag na hora.

Vai lá, entra no site e experimente é totalmete "degrátis", depois me conte o que você achou!

Um comentário:

Paula disse...

Hummm, nossa amiga Lilian terá um troço com esse SL mesmo! Bom, quanto ao Perci, o que ele fezx não foi só pra mim, mas para o mundo. Ele nasceu. E o pior, procriou! Depois te conto a última dele (melhor da esposa hoje comigo e a coisa foi séria!)

Adorei o post!

beijos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails