segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Gestores de TI vão para o céu


Satélites, luas, planetas, asteróídes, cometas e galáxias, todos fazem parte do universo. Quanto mais estudamos, maiores são dúvidas.

Mesmo assim é preciso estudar, pesquisar e conhecer, é isso que nos move. 

A propaganda diz: "não são as respostas e sim as perguntas que movem o mundo".

Nas empresas na área de TI (Tecnologia da Informação), também é assim, quanto mais a tecnologia evolui menos o gestor esta apto a tomar decisões seguras e inquestionáveis, há sempre infinitas alternativas e possibilidades.

Navegar nesse mar, requer conhecimento e discernimento, é preciso entender das operações da empresa, de sistemas principais e secundários, hardware, das estruturas, arquiteturas, topologias e configurações. 

É preciso saber de rede, de internet, de protocolos, de vírus e infecções, é preciso combater invasores e hackers, é preciso construir firewalls e portais. É preciso avaliar riscos e criar estratégias.

É fundamental saber também relacionar-se com o cliente, saber quem ele é e o que ele precisa.

O profissional de TI tem que ser generalista e especialista ao mesmo tempo, tem de lidar com os usuários e suas limitações, tem de ensinar, tem de aprender, tem que liderar.

Lidar com os usuários, seus chefes e com os chefes de seus chefes.


Mas mais que tudo, o profissional de TI tem que ter bom humor.

Deixo então aqui, minha modesta homenagem a esses profissionais que mesmo com todas as adversidades, conseguem manter a garra e o sentido de servir.

2 comentários:

Marcos Rittner - Author disse...

Vava, voce escreve muito bem. Adorei o texto. Voce precisa ser um colunista do ForumB2B com o seu conhecimento de negocios entre empresas, pela sua vivência e fluência em expor o conhecimento. Lá é um Fórum de Conhecimento.

Marcos Rittner - Author disse...

Acho que voce já tem uma conta como Colunista. www.forumb2b.net

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails