domingo, 15 de março de 2009

Tertúlias Virtuais - Desejo

Desejo que vivas no presente.

Vida e e morte não são duas coisas distintas, acreditar que a vida começa com o nascimento e termina com a morte, nos coloca em posição de batalha com o futuro.
 
Mas se pensarmos bem, ao nascer não temos passado e quando morremos deixamos de ter futuro. 

Essa é a condição verdadeiramente humana, e se refletirmos sobre isso, percebemos que a vida nada mais é que uma sucessão de instantes que só existem na nossa percepção.

Um após o outro, os momentos nascem e morrem numa sucessão interminável.

Mas o exato momento que vivemos é o que realmente existe, o antes (passado) e o depois (futuro) são apenas ilusões criadas pela nossa mente.

Nascemos e morremos a cada instante, não há nada antes ou depois desse instante fugaz que é o presente.

Então os momentos da vida, do agora e da morte não são distintos, são todos a mesma unidade, é dessa maneira que o tempo se cria e se destroi.

Viver no presente é não ter futuro, e não ter futuro é aceitar a morte, mas o homem não o faz, nega a morte, e como consequência não vive o agora na sua plenitude.

Passado e futuro, vida e morte, são apenas ilusões que inventamos, é por isso desejo que vivas no presente, ou como disse Emerson:

"Aquelas rosas debaixo da janela não fazem referência a rosas anteriores nem a melhores rosas, são o que são; existem com Deus hoje. 

Não há tempo para elas. 

Há simplesmente a rosa, que é perfeita em cada momento da sua existência...
Mas o homem adia ou recorda; não vive no presente mas, com olhos revertidos no tempo, lamenta o passado ou, sem dar atenção  às riquezas que o cercam, fica na ponta dos pés para prever o futuro. Não pode ser feliz e forte enquanto não viver também com a natureza no presente, acima do tempo"

Quer saber mais sobre as Tertúlias Virtuais, clique aqui

2 comentários:

Tertúlia Virtual disse...

Evandro,

obrigado por participar da Tertúlia este mês. Esperamos contar com você todo dia 15.

Abçs

Lomyne disse...

Não sei se consigo concordar, sabe? É bom lembrar sempre do passado para não repetir certas coisas. E é bom ter uma idéia de futuro. Sou mais a favor de uma certa temperança...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails