terça-feira, 13 de agosto de 2019

Orville, não se preocupe, somos todos eternos!



A luz de Alpha_Centauri leva aproximadamente 4 anos para percorrer a distância até nós isso significa que estamos vendo o passado daquela estrela, assim como sabemos que a luz do sol leva sete minutos para chegar a terra, ao olhar para o céu, estamos sempre vendo um retrato do passado mais ou menos recente, no caso do sol são apenas 7 minutos no passado, no caso de Alpha_Centauri, são 4 anos.

Até aí tudo bem, aprendemos isso no segundo grau e não é nada que nos preocupe muito. Mas as coisas ficam realmente estranhas, se nos colocarmos como um observador lá em um hipotético planeta nas proximidades de uma estrela distante. Se lá houver uma civilização avançada com tecnologia e super telescópios capazes de observar a nossa vida aqui na terra.

O que aconteceria?

Como a luz leva 4 anos da estrela lá até aqui na terra, a luz levará 4 anos também da terra até aquele planeta.

Então, vamos pensar um pouco: se você for o objeto do estudo estudo e pesquisa, e os cientistas de Alpha_Centauri apontarem seus equipamentos pra você, eles vão te ver sua vida com 4 anos de atraso, ou seja, com 4 anos a menos do que você tem hoje.

Mas e se por uma infelicidade qualquer, você já tiver passado dessa pra melhor?

O nosso amigo cientista, vai ver você vivinho da silva, ou seja para um observador distante, você ainda estará vivo pelos próximos 4 anos !!!

Como assim ?

Se realmente a relatividade de Einstein for inviolável no quesito velocidade máxima da luz (cerca de 300 mil km/s), dependendo de onde você for bisbilhotado, você sempre estará vivo !!!

Claro, parece que faz sentido, e se colocarmos hipoteticamente observadores em planetas a 4, 5 , 6, 7 anos-luz e assim por diante te observando, cada um deles vai ver um retrato do seu passado. Quem estiver mais longe, mais novo vai te ver.

Mas vamos expandir essa ideia: Imagine agora que você está em 2019, tenha 19 anos, e seja bisbilhotado por alguém que esteja a 20 anos-luz de distância, o que a pessoa veria a seu respeito?

Nada! Sim, não veria nada porquê do ponto de vista dele você ainda não nasceu pra ele. Mas você já nasceu aqui ! Isso significa então, em tese, que de alguma maneira é possível que você esteja vivo e morto ao mesmo tempo.

Então, sempre, meu querido amigo Orville você além de estar sempre presente para nós aqui na Terra, estará também para alguém em algum lugar do Universo.  12/08/2019.




Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails