sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Universo ou Multiverso



Estamos acostumados a pensar no universo como uma grande bola em expansão, ou seja após o big-bang, o universo expeliu massa em todas as direções que ao se esfriar começaram a formar as galáxias, estrelas planetas e toda a sorte de sistemas.

Mas já há algum tempo outras concepções de universo foram sendo elaboradas, entre elas a simpática teoria dos dos Universos paralelos proposta em 1950 pelo físico americano Hugh Everett , desde então a física tem procurado provar a existência de muitos Universos e não apenas o que nos acostumados a ver e estudar.

Pela teoria, o infinito espaço-tempo acomodaria infinitos universos, cada qual com suas características e leis próprias. 

O comportamento estranho de certas particulas sub-atômicas, que aparecem , desaparecem e tornam a reaparecer em outros lugares,  ou outras que aparentam estar em dois lugares ao mesmo tempo, sugerem que a teoria do Sr Everett deva estar correta.

O fato é que se essa teoria for confirmada nos experimentos do acelerador de partículas do Fermilab, abre-se definitivamente a possibilidade para a existência de multiplas realidades ocorrerem simultâneamente.

A imagem recorrente usada em dezenas de filmes de ficção científica como a  viagem no tempo, o tele-transporte e existência de um outro "eu" (ou infinitos outros) poderá ser comprovada e quem sabe um dia posta em prática.

Embora a evolução tecnológica nos últimos 100 anos tenha sido assustadoramente rápida, é certo que ainda estamos muito distantes de alcançar um universo paralelo ou outra dimensão através de um aparato mecânico qualquer.

O curioso, é que apesar dessa evolução toda, o homem ainda mantém através de muitas de suas crenças a noção do pecado, da punição divina e da obediência pelo medo.

Mas a beleza é que a física-quantica, tem se aproximado cada vez mais de desvendar os mistérios que cercam também a existência humana, aproximando-o de Deus, muito embora isso pareça até contraditório.

Se você pensar um pouco sobre a natureza do tempo, verá que ele tem uma direção única que é percorrida no sentido do passado para o futuro.

Todos as infinitas possibilidades podem ocorrer,


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails