sábado, 29 de maio de 2010

Escolhas


Uma coisa que tenho percebido, na vivência das Frequências de Brilho, é que para o homem, escolher um alternativa é sempre uma coisa pesada, difícil e sofrida.

Quando pensamos em decisão ou no "processo decisório" assumimos uma gravidade uma responsabilidade quase sagrada.

Não deveria ser, afinal, o tempo que permanecemos aqui na terra é curto porém é suficiente para nos permitir refazer ou recomeçar um caminho.

Não há imutabilidade, há dinamismo a sincronização das boas coisas que pensamos com as energias boas que nos cercam, se escolhemos bem, ótimo. Se escolhemos mal, recomecemos.

Na filosofia existe um princípio chamado de princípo de Occam ou Okaham , ou princípio da navalha de Occam, que gosto e procuro usar para os momentos das difíceis decisões:

"Se em tudo o mais forem idênticas as várias explicações de um fenômeno, a mais simples é a melhor". 

O princípio recomenda assim que se escolha a teoria explicativa que implique o menor número de premissas assumidas e o menor número de entidades. Originalmente um princípio da Filosofia Reducionista do Nominalismo, é hoje tido como uma das máximas heurísticas (regra geral) que aconselham economia, parcimônia e simplicidade, especialmente nas teorias científicas." Fonte: Wikipédia

E assim seguimos.



5 comentários:

Wanderley Elian Lima disse...

Aliás, simplificar é a arte do bem viver.
Grande abraço

Elaine Gaspareto disse...

Vavá,
Este é um comentário-convite. Quero convidar você para participar de uma mega promoção que está acontecendo lá no blog: sorteio de 1 exemplar do livro Perseguição digital. Para participar basta acessar este link e preencher o formulário. É simples e bem rápido. Espero você. Beijos e obrigada por acompanhar meu blog.

Ju ♥ disse...

a gente leva a vida a sério demais.

Mari disse...

Então,cara

Por que o homem tem tanta necessidade de complicar???Para parecer importante?
Estou com Occam e não abro!
Abraço

Anônimo disse...

Gostei da citação e da figura também, incluse a estou copiando para postar no meu blog. Interessante como abordarei outro tema usando a mesma figura usada por você!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails