sábado, 17 de abril de 2010

Acústica





Se você pensa que acústico é apenas um tipo de albúm musical editado pela MTV, sinto muito, mas você se enganou. Saiba que a Acústica é muito mais que isso.

Acústica é o estudo dos sons, da sua criação passando pela sua propagação no espaço até chegar ao ouvido de quem escuta.

E o ouvido foi projetado para captar sons desde os muito tênues até os muito intensos, dos graves (baixos) até os muito agudos e altos.

Os sons mais intensos ou mesmo aqueles mais repetitivos podem nos machucar, causar dor, nos deixar desorientados e até encurtar a nossa vida útil auditiva.

A Acústica é uma ciência e embora não se dê a devida importância, ela, ou melhor, a falta dela, é a responsável também por grande parte do stress que carregamos na vida.

Se quiser uma definição mais completa, veja aqui na wikipédia !

O problema é que aqui na nossa terra tão carente de tudo, esse ramo de engenharia, quase sempre fica em segundo plano, raríssimas excessões são as salas de concerto e alguns cinemas, que mereceram esforço e cuidado no tratamento arquitetônico e acústico dos sons.

Fora desses espaços a maioria dos ambientes públicos ou privados são mal cuidados.

Nesse particular fico impressionado quando estou em ginásios usados quase exclusivamente prá shows e o som é sempre uma lástima, não entendo como é que se gastam milhões na construção de um lugar desses e nenhum tostão no projeto acústico.

É certo que as fontes sonoras se propagam pelo ambientes em muitas direções, mas estes sons podem ser tratados seja pela reflexão controlada para outras direções ou pela atenuação de sua intensidade (redução no "volume"). A Engenharia Acústica está aí justamente pra resolver esses problemas, sugerindo geometrias e materiais.

Assim como há portas corta-fogo, já temos janelas e portas corta-som. Carpetes, cortinas, sofás, móveis, peças de decoração e vasos de plantas, se escolhidos com cuidado ajudam em muito na atenuação de ruídos do ambiente.

Cuidados simples como reduzir o som da tv ou rádio, fechar a porta dá área de serviço quando a máquina de lavar está funcionando ou rever seus sistemas de alarme que disparam com qualquer movimento, certamente vão contribuir para uma vida menos estressada e como consequência mais feliz.

Pense, na próxima vez que ficar incomodado sem motivo, procure perceber se há focos de ruído por perto e se você pode fazer algo a respeito.





6 comentários:

Jou Jou Balangandã disse...

Quer ter vontade de chorar por falta de acústica? Vai assistir uma missa do Frei Cláudio na igreja do Carmo. Lastimável!

Leci Irene disse...

E, mandar o maridão baixar o som da televisão também previne o estress!!!!!!!!!!
ehehe!

jefhcardoso disse...

Olá Vavá! Esta semana estou divulgando uma “nova” postagem. Trata-se de um conto; que na verdade vem a ser uma reedição de meu blog. Sua postagem original ocorreu em 13.02.09; sendo esta a minha terceira postagem no blog. Naquela ocasião este texto não recebeu nenhum comentário. O texto é “O Sr. e o Dr.”. Espero que você, tendo um tempinho, o aprecie.
Um grande abraço, minha gratidão antecipada!

Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com

Bonequinha de Luxo disse...

Oi,querido

Nem me fale....nem preciso procurar o que me incomoda...claro que é a poluição sonora aqui onde trabalho.....
Gostei da matéria!

Bjus

Ventania disse...

Adoro música, alta de preferência. Odeio barulhos sem motivo.

Marcos Rittner disse...

Show no Chevrolet Hall... Desastre

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails