sábado, 6 de dezembro de 2008

Filho de Peixe Peixinho é!


Desde que me conheço por gente a música sempre me acompanhou.

Lembro de duas que tocavam no rádio, acho que são as lembranças musicais mais antigas que tenho:

"No cinema Olympia" letra do Caetano Veloso e interpretada pela Elis Regina, pesquisando no google, essa música fez sucesso lá no início de 1970.

a outra era "Lúcia esparadrapo" musica tema da novela O Cafona de 1971.

Como sou de 1965,  devia ter então entre 5 e 6 anos, mas o que acho engraçado é como a cabeça da gente registra momentos como esse, lembro de detalhes de onde ouvi o "na matiné do cinema olympiaaaa...." foi num ônibus, num rádio de pilha azul com um fone de ouvido só, os radinhos eram mono (de monoaural um ouvido só) mas naquela época se chamava fone "egoísta" mesmo, pois não deixava ninguém mais escutar. Mas isso até que tinha suas vantagens, rss. 

Não sei porque, mas acho que ninguém vai lembrar dessas coisas, rsss.

Mas essa admiração pela música me faz prestar mais atenção nesse universo musical em seus músicos e cantores,  principalmente na ligação da nova geração com os artistas mais antigos.

Não sei se é impressão minha, mas acho que estamos revivendo também uma era de revitalização (argh) da música brega-romântica.

De volta ao palco : Odair José, com o mega, super plus sucesso "Eu vou tirar você desse lugar", o José Augusto com "Fui Eu", Amado Baptista, O Benito de Paula, Reginaldo Rossi (até hoje não entendo como Reginaldo faz para aparecer tanto na tv, rsss),  e até o ex-casal Jane e Herondi, sem falar no já gorducho Sidnei Magal.

Pode até parecer meio cult hoje em dia, mas quem viveu aqueles anos, vai lembrar o que foi a invasão brega no meio musical da época (Continuo sem entender o tal do Reginaldo...).

Mas claro que toda regra tem exceção e há espaço de sobra pra essa galera toda, há várias músicas e letras legais.  

Outro fenômeno muito interessante é o aparecimento da nova geração, a dos filhos e filhas de cantores e músicos que fizeram e ainda fazem muito sucesso por aí. Buscando pela memória, me lembrei de alguns:

Luísa Possi (Filha da Zizi Possi)
Maria Rita (Elis Regina)
Pedro Mariano (César Camargo Mariano)
Rodrigo (Benito de Paula)
Diogo Nogueira (João Nogueira)
Luciana Mello e Jairzinho (Jair Rodrigues)
Martinália (Martinho da Vila) 
Davi Morais (Morais Moreira) 

e deve haver muitos outros, se quiser aumente a lista ...

9 comentários:

BANDEIRAS disse...

Olá,
Gente boa mesmo, olha esses filhos de peixe, tem muita gente boa por ai...

Bjs e obrigafa pela visita

Lê... disse...

Oi Evandro!

Tbm adoro musicas,alias conto minha vida através de canções.rs
Sou eclética gosto de tudo,alias,quase tudo...pois sertanejo não é minha praia,não...
E da infancia sempre me recordo de 'pavão misterioso'...adoUro!rs
Ah e meu grande momento brega acho que é jessé com seu 'porto solidão',que eu canto até hj...rss
Mas eu era bem pequeninha qdo ele fazia sucesso.rsrsrrssssss

Bom domingo pra ti,beijão.

Paula disse...

Menino, sou louca pra assistir um show do Sidney Magal!Já me disseram que é pura adrenalina!

beijos

Lilian Devlin disse...

Ah, vc tem leitores, digamos assim, mais "antiguinhos", como eu! rs E por ser assim, claro que me lembro dos radinhos de pilha com os fones egoístas, da explosão dos "bregas" principalmente nos programas do Chacrinha.Bons tempos..hehe
E vamos engrossar a sua lista( o que não significa dizer que todos sejam bons...rs):
Preta Gil - Gilberto Gil
Sandy e Junior - Xororó
Wanessa Camargo - Zezé di CAmargo
Simoninha - Wilson Simonal
São os que me lembro agora, mas deve ter muito mais gente por aí, com certeza. E se abrirmos o leque aff, ficaremos por aqui horas!
Bjs!

Flavinha disse...

Ah, tem muito mais gente na lista...
E nem sempre todos os filhos de peixe, são peixinhos.
As vezes são girinos.
Um xero!

Dedinhos Nervosos disse...

Mês passado fui ao show da Maria Rita aqui em Vitória e foi divertidérrimo!!! Outra grata surpresa é o Jairzinho que via no Balão Mágico! Infelizmente algumas crias de artistas tb resolveram seguir os passos de pais famosos. Mas eu n digo quem! hahha
Bjos!

Celamar Maione disse...

É engraçado,que volta e meia vem uma música mais antiga na minha cabeça. São aqueles baús da memória.
Poxa, fiquei com a música " Lúcia Esparadrapo " na cabeça...
" O nome dela é Lúcia Esparadrapo...rainha da beleza, simpatia ....badauebadaua...( é isso ? )e vai por aíiiiiiiiiii rsrsrssr
Beijão

Luciana disse...

Realmente, existe muita gente de talento que já tem suas raízes na música.
Adorei seu blog e voltarei mais vezes assim que eu tiver um tempinho... Vim mesmo agradecer sua visita e seu comentário. Volte sempre que quiser, mas só de janeiro em diante, pois farei uma pausa até lá pra poder estudar pro vestibular, como expliquei no meu último post.

Até mais!

sp disse...

Um abraço... peludo :)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails